Dia dos Namorados e flores

Por: Augusto Aki*

O consumo moderno de flores está ligado aos apelos da sedução, sendo esse o maior motivador de compras, principalmente nos povos latinos. Não que devemos desprezar outras motivações como: agradecimento, homenagem, ornamentação, etc - mas são nas datas ligadas a esse apelo onde encontramos os últimos rincões onde as flores são presentes dominantes.

Pelo mundo afora, o Dia dos Namorados é comemorado em fevereiro (Dia de San Valentin). Somente nos EUA estima-se que sejam consumidas 13 milhões de dúzias de rosas nessa data. Aqui no Brasil devemos estar girando em torno de 1,5 milhões de dúzias de rosas.

Para nós a data surgiu em 1949, com uma campanha publicitária que visava aumentar o movimento de um mês até então muito fraco de vendas. Por falta de outro motivo, a campanha focou-se nos namorados, uma vez que a data antecede o dia de Santo Antonio (o nosso casamenteiro).

Em geral costuma-se ter uma melhor comercialização quando a data cai no meio da semana. No ano passado, ela coincidiu com o feriado de Corpus Christi e em 2005 ela cai no domingo. Assim, temos um empate técnico em termos de previsões: joga a favor o fato da data ser de consumo com apelo da sedução (o que diminui o numero de produtos concorrentes - bem ao contrario do que acontece no Dia das Mães) e joga contra o fato da data cair em um domingo. Como lidar com isso?

Nos EUA as vendas da data são para os homens e para as mulheres também (elas representam 33% do movimento). Alem disso, as vendas lá não são exclusivamente de flores de corte - 17% são flores em vaso e plantas. Assim, a criatividade dos pontos de venda de flores e plantas é que vai decidir o resultado das vendas para esse ano. Temos que sair do trivial. Vamos analisar algumas possibilidades:

Flores durante todo o relacionamento:
É preciso usar a data para chamar a atenção para a importância das flores em todos os momentos do relacionamento. Novamente precisamos atacar os apelos da sedução. As flores são importantes no flerte, no namoro, para aquecer relacionamentos e para criar comemorações inesperadas. Precisamos atrair clientes para o ano inteiro. Divulgue matérias com esse tema.

Faça uma divulgação em especial voltada para os teens e para os casais de meia idade. Vamos usar a data para despertar os românticos adormecidos (e olhando para vendas freqüentes). Não existe nada mais forte para uma mulher do que receber flores em uma data inesperada. Foco no conceito de semana dos namorados: Nos paises do hemisfério norte comemora-se a semana dos namorados (e não o Dia dos Namorados). Para 2005, como a data cai em um domingo temos que usar o mesmo apelo.

Sabe-se que um grande movimento para a data é a venda para as amantes. Como o patrão vai passar o final de semana com a família, é preciso motivá-lo a antecipar sua comemoração. Quer uma dica quente? Pesquisa feita nos EUA aponta a quarta-feira como dia preferencial para aqueles que "pulam a cerca". Que tal criar uma campanha para esse dia, tipo " Na semana dos namorados, a quarta feira é o dia mais quente".

Fique de olho na trilogia das datas:
As principais datas voltadas para o apelo da sedução (ainda que duas delas não sejam exclusivas para essa motivação) são: mulheres, namorados e secretarias. Certamente você fez um banco de dados a partir das vendas do Dia Internacional da Mulher desse ano e do ano passado (espero que sim...). Muito bem, use-o. Que tal a idéia: de quem você gostaria de ganhar flores? Atacando suas clientes do Dia das Mulheres você encontrará seus clientes para o Dia dos Namorados.

Invista na fantasia:
Porque a vida é agora. O estresse e o caos social influenciam de forma positiva o consumo de flores e plantas. Uma delas é que a longevidade e a satisfação sexuais são itens prioritários para o consumidor moderno. Já vi outros comércios explorando isso com muita criatividade: a cada peça de roupa comprada, você ganha um dadinho do amor. O casal tem diversão garantida para todas as noites da semana.

É tempo de comemorar:
Ao mesmo tempo que as amantes são um nicho importante para a data, as esposas também passarão a ser. Para aqueles com mais de 40 anos, casados há mais de 10, reviver uma segunda adolescência é uma experiência de grande apelo. Que tal uma campanha: "Sua esposa ainda é sua namorada". As pessoas com mais de 40 anos detém 80% da riqueza mundial. Faça produtos criativos, de qualidade e provocativos. Esse cliente aprecia a personalização dos produtos (e está disposto a pagar por ela).

Ataque os institucionais:
Tão forte quanto as flores é o apelo dos motéis e restaurantes para essa data. Faça vendas e parcerias com esses negócios. Suítes decoradas com pétalas de rosas, flores no cardápio do restaurante, buquê para o dia seguinte, botões de flores, tudo é possível.

Crie produtos temáticos e diferenciados:
Ao contrario do Dia das Mães, quando o preço é fator decisivo, no Dia dos Namorados temos mais possibilidades de agregar valor. As possibilidades são variadas: buquês e signos, buquês e musica, buquês e poesias. Isso sem falar nos "pacotes" de declaração de amor, que podem combinar desde coisas simples como telemensagens, até mensagens ao vivo ou uma seresta à moda antiga. Quem quer presentear no Dia dos Namorados quer marcar a data.

Olhe as mulheres também:
Como já citamos no inicio, as mulheres representam 33% das vendas para o Dia dos Namorados nos EUA. Por aqui esse ainda é um filão pouco explorado. Se olharmos nas capitais e grandes cidades, onde impera o estilo de vida mais cosmopolita, oferecer a venda de flores para que uma mulher envie ao seu namorado pode ser algo ousado e de grande sucesso. Criatividade para oferecer um produto bom para esse apelo é o segredo. Além disso, podem ocorrer confraternizações de casais (que antecedem as confraternizações individuais). As mulheres são clientes nesse nicho como decoradoras dos locais da reunião.

Então é isso. Puxe pelo Dia da Mulher, ataque o Dia dos Namorados e pense no Dia da Secretaria. Ataque a semana e não somente o dia. Crie produtos provocantes e mostre o apelo das flores e plantas para o relacionamento do casal. Faça uma promoção forte. O sucesso virá. Aposte nessa data.

Abraços!

augustoaki@dglnet.com.br (19) 3802.2514.

* Augusto Aki presta Consultoria Especializada em Marketing para Flores e Plantas Ornamentais.
flores@negocioscomflores.com.br
Site: www.negocioscomflores.com.br

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