Dia dos Namorados e flores Por: Augusto Aki* O consumo moderno de flores está ligado aos apelos da sedução, sendo esse o maior motivador de compras, principalmente nos povos latinos. Não que devemos desprezar outras motivações como: agradecimento, homenagem, ornamentação, etc - mas são nas datas ligadas a esse apelo onde encontramos os últimos rincões onde as flores são presentes dominantes. Pelo mundo afora, o Dia dos Namorados é comemorado em fevereiro (Dia de San Valentin). Somente nos EUA estima-se que sejam consumidas 13 milhões de dúzias de rosas nessa data. Aqui no Brasil devemos estar girando em torno de 1,5 milhões de dúzias de rosas. Para nós a data surgiu em 1949, com uma campanha publicitária que visava aumentar o movimento de um mês até então muito fraco de vendas. Por falta de outro motivo, a campanha focou-se nos namorados, uma vez que a data antecede o dia de Santo Antonio (o nosso casamenteiro). Em geral costuma-se ter uma melhor comercialização quando a data cai no meio da semana. No ano passado, ela coincidiu com o feriado de Corpus Christi e em 2005 ela cai no domingo. Assim, temos um empate técnico em termos de previsões: joga a favor o fato da data ser de consumo com apelo da sedução (o que diminui o numero de produtos concorrentes - bem ao contrario do que acontece no Dia das Mães) e joga contra o fato da data cair em um domingo. Como lidar com isso? Nos EUA as vendas da data são para os homens e para as mulheres também (elas representam 33% do movimento). Alem disso, as vendas lá não são exclusivamente de flores de corte - 17% são flores em vaso e plantas. Assim, a criatividade dos pontos de venda de flores e plantas é que vai decidir o resultado das vendas para esse ano. Temos que sair do trivial. Vamos analisar algumas possibilidades: Flores
durante todo o relacionamento: Faça uma divulgação em especial voltada para os teens e para os casais de meia idade. Vamos usar a data para despertar os românticos adormecidos (e olhando para vendas freqüentes). Não existe nada mais forte para uma mulher do que receber flores em uma data inesperada. Foco no conceito de semana dos namorados: Nos paises do hemisfério norte comemora-se a semana dos namorados (e não o Dia dos Namorados). Para 2005, como a data cai em um domingo temos que usar o mesmo apelo. Sabe-se que um grande movimento para a data é a venda para as amantes. Como o patrão vai passar o final de semana com a família, é preciso motivá-lo a antecipar sua comemoração. Quer uma dica quente? Pesquisa feita nos EUA aponta a quarta-feira como dia preferencial para aqueles que "pulam a cerca". Que tal criar uma campanha para esse dia, tipo " Na semana dos namorados, a quarta feira é o dia mais quente". Fique
de olho na trilogia das datas: Invista
na fantasia:
É
tempo de comemorar:
Ataque
os institucionais:
Crie
produtos temáticos e diferenciados:
Olhe
as mulheres também: Então é isso. Puxe pelo Dia da Mulher, ataque o Dia dos Namorados e pense no Dia da Secretaria. Ataque a semana e não somente o dia. Crie produtos provocantes e mostre o apelo das flores e plantas para o relacionamento do casal. Faça uma promoção forte. O sucesso virá. Aposte nessa data. Abraços! augustoaki@dglnet.com.br (19) 3802.2514.
* Augusto Aki presta Consultoria Especializada em Marketing para
Flores e Plantas Ornamentais. Mais uma dica de livro imperdível:
Durante 15 anos tenho acompanhado as experiências, os erros e os acertos com GARDEN CENTERS e agora o material está reunido nesse livro. Vá em frente, estude-o, evite os erros já conhecidos e faça a diferença, pois o mercado ainda oferece muitas oportunidades. Para adquirir, acesse: www.negocioscomflores.com.br
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