Quem é e o que influencia o consumidor de flores Por: Augusto Aki* Não existem estudos oficiais sobre esse tema, contudo, observando o que acontece por todo o país, imagino que o consumidor de flores tem 4 tipos básicos: Lúdico: é o grupo mais forte. Entre estes, temos aqueles que compram o produto por seu romantismo. Temos aqueles que compram o produto por causa do seu misticismo. Temos ainda aqueles que compram o produto para combater seu stress. A espécie de flor utilizada é o fato mais representativo. Mundano: é o segundo grupo mais forte. Compram o produto visando o simbolismo e a conquista. Querem se mostrar vencedores e consomem flores como objeto de status. A arte floral e os acessórios são o que mais importam nesse caso. Novo rico: é aquele que está em busca de um chamego. Compra flores para embelezar e dar status à sua casa ou para fazer um agrado a quem lhe desejar. Para esses o serviço e a tradição da loja são fatores determinantes. Para promoção: são aqueles que tem no produto uma manifestação de seus princípios. Acontece principalmente nas datas como nascimentos, aniversários e em envios para clientes e parceiros como presentes de simpatia. Querem causar uma boa impressão. Para esses o preço e a qualidade do produto é que importam. E o que influencia o consumo de flores? Certamente são questões sócio-geográficas, tais como: Nível de renda Nível de poluição (quanto maior, maior o consumo) Nível de verticalização da cidade (quanto maior, maior o consumo) Força do inverno (quanto maior, maior o consumo) Participação da terceira idade (quanto maior, maior o consumo) Produção local (quanto maior, maior o consumo) Contato com a natureza (quanto maior, menor o consumo) Diversificação da economia (quanto maior, maior o consumo) Aspectos de colonização européia (quanto maior, maior o consumo) Número de mulheres com carteira assinada (quanto maior, maior o consumo) Análise sua cidade sob esses aspectos, dando notas. Depois escolha outra cidade que tenha as mesmas informações fazendo o mesmo processo. Compare as notas de cada cidade e o volume de flores que vendem. Se der certo (e validar o sistema) você pode calcular se o faturamento por loja em cada cidade é proporcionalmente bom, se está fraco ou se pode crescer. Abraços! augustoaki@dglnet.com.br (19) 3802.2514.
* Augusto Aki presta Consultoria Especializada em Marketing para
Flores e Plantas Ornamentais. Confira a dica de livro:
flores.com
- Um mapa dos
negócios de flores na Internet brasileira. Casos de sucesso, análise
de estratégias e fatores críticos de sucesso.
|