Kits para o cultivo de Flores e Plantas é na Loja do Jardim! - Clique aqui

 

Poderosa cranberry


 

 

 

A planta cranberry (Vaccinium macrocarpon) –  da Família das Ericáceas e do mesmo gênero do mirtilo (Vaccinium corymbosum), é um arbusto de porte baixo que produz folhas verdes coriáceas, flores de um tom rosa bem escuro e bagas vermelhas brilhantes. A planta é perene, rasteira, floresce uma vez por ano e é altamente produtiva: pode produzir  por até 100 anos!

 

O nome cranberry deriva de "craneberry", nome dado à planta pelos primeiros colonos europeus na América, que achavam que a planta lembrava o desenho de um guindaste (crane).

 

Os nativos americanos usavam cranberries, como alimento e medicamento. As bagas eram consumidas cruas ou adoçadas com açúcar de ácer. 
No Brasil, a cranberry é conhecida popularmente como oxicoco ou uva-dos-montes. Ela realmente é bem parecida com sua parente, a blueberry ou mirtilo, só que a cor é mais avermelhada e o sabor é mais seco. Eltimamente deu o que falar por suas propriedades medicinais, mas ficou famosa também por seu suco ser usado na preparação do Cosmopolitan – o coquetel apreciado pelas garotas do seriado Sex and the Ctty. 

 

 

 

Tradicionalmente as cranberries eram usadas no preparo de molhos, pães e pudins, mas também em emplastros para o tratamento de feridas. Já as folhas da cranberry eram utilizadas para tratar diarréia e distúrbios urinários.  Durante o período colonial, os marinheiros usaram as cranberries para prevenir o escorbuto.
A cranberry é cultivada em grandes plantações nos EUA e no Canadá. Neste locais, o cultivo se desenvolve em grandes planícies. Assim, na época da colheita, essas planícies são alagadas para que os frutos flutuem, de forma a facilitar a colheita que é totalmente mecanizada.

 

Existem grandes plantações comerciais também no Chile e na Polônia. No Chile, o cultivo é feito em piscinas - chamadas bogs. As piscinas são construídas com desnível de 50 cm entre elas. Por ser uma planta rasteira, facilita muito fazer ali o cultivo. A colheita – mecanizada – começa na própria piscina, com pouca água. A máquina desprende as frutas do chão. Depois, enchem-se as piscinas com água, para que as frutas flutuem e possam ser aspiradas por uma máquina especial.

 

 


Grandes benefícios


A fruta se destaca por seus componentes como o ácido cítrico, málico, quínico e outros ácidos. Elas também contêm flavonóides, antocianinas, ácido elágico e vitamina C. Em razão do teor de tanino, as bagas possuem uma  adstringência natural.

 

Há muitos anos a cranberry é considerada valiosa para manter a saúde do trato urinário. Seu suco tem sido amplamente utilizado para a prevenção, tratamento e alívio sintomático de infecções do trato urinário.

 

Inicialmente, acreditava-se que o suco de cranberry era eficaz porque tornava a  urina acidificada e, com a elevada acidez, impedia-se o crescimento bacteriano. No entanto, pesquisas recentes confirmam a idéia de que a cranberry contêm substâncias que impedem a adesão da E. coli e outras bactérias no revestimento do trato urinário. Os pesquisadores identificaram que as proantocianidinas contidas no sumo da fruta é que impedem a adesão da E. coli.

 

Os mesmos estudos mostraram que o consumo da cranberry ajuda na redução de odores na urina de pacientes acamados que têm infecções urinárias e são incontinentes. 

 

A cranberry parece trazer outros benefícios para a saúde humana. A bactéria Helicobacter pylori é a principal causa de úlceras gástricas e duodenais. Esta bactéria penetra no revestimento mucoso do sistema gastrointestinal e adere à camada subjacente epitelial. Recentemente, verificou-se que a cranberry é capaz de inibir algumas estirpes da H. pylori de modo que eles não conseguem aderir à superfície epitelial. Estes estudos têm sido de grande importância para a busca de tratamentos que ajudem a prevenir úlceras. Verificou-se também que pastilhas de cranberry são capazes de reduzir a viscosidade das bactérias orais, sendo úteis para retardar o desenvolvimento de placa dentária e o surgimento de gengivites.

 

Fontes de pesquisa:
Artigo do Dr. Winston Craig, MPH, PhD, RD
Steven Clemants, “Vaccinium oxycocco: Small Cranberry, Technical Page”. Brooklyn Botanic Garden.

 

 

 

Onde encontrar: Kits para o cultivo de Flores e Plantas estão à venda na www.lojadojardim.com

 

 


© Todos os direitos reservados.                                            Contato   Vídeos     Sobre Nós                                                         Visite a Loja do Jardim