Kit's para cultivo de flores e plantas estão à venda na Loja do Jardim

Calceolária

(Calceolaria herbeohybrida)


 

Por: Rose Aielo Blanco*

 

Família: Escrofulariáceas
Origem: América do Sul, Chile e Peru
Porte: Herbácea anual que atinge cerca de 30 cm de altura
Plantio: Propaga-se por meio de sementes ou estacas
Solo ideal: Rico em matéria orgânica (mistura recomendada: 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de composto orgânico)
Clima: Ameno
Luminosidade: Pode ser cultivada à sombra, pois não suporta sol direto, mas é necessário que receba luz solar indireta por pelo menos 3 horas diárias.
Regas: É uma planta que gosta de água, mas não de solo encharcado. Pode ser regada, em média, 2 vezes por semana. Recomenda-se tomar bastante cuidado na hora da rega, para não molhar as flores e a base das folhas.
Adubação recomendada: Farinha de osso, de 4 em 4 meses.
Uso paisagístico: ideal para ser usada como maciço.

 

Em função do formato de suas flores, esta planta recebeu nomes populares bem interessantes como sapatinho-de-vênus, tamanquinho e chinelinho-de-madame. Começa a florescer no fim do inverno e durante a primavera, é possível encontrar à venda vasinhos de calceolárias em cores que vão do amarelo-creme ao vermelho intenso ou mesclando várias cores, com manchas de diversos tamanhos. A calceolária é bem resistente à pragas e doenças, mas como é uma planta anual necessita de replantio todos os anos.

 

 

* Rose Aielo Blanco é jornalista, escritora e editora do www.jardimdeflores.com.br

 

 

Kit's para cultivo de flores e plantas estão à venda na Loja do Jardim


 


© Todos os direitos reservados.                                            Contato   Vídeos     Sobre Nós                                                         Visite a Loja do Jardim