Kit's para cultivo de flores e plantas estão à venda na Loja do Jardim - Clique aqui!

Os Eucaliptos Utilizados em Paisagismo e Jardinagem

por: Ester Foelkel

O eucalipto, além de ser utilizado para diversos fins na indústria, gerando inúmeros produtos úteis para a sociedade a partir de sua madeira, tais como móveis, pisos, forros, papel, celulose e tantos outros na indústria de base florestal, também é bastante requisitado como planta ornamental.

É muito comum se observar a beleza dessas árvores em praças e jardins por quase todas as partes do mundo onde tenhamos um clima ameno e quente. Mesmo em regiões mais frias na Europa e nos Estados Unidos isso também tem sido conseguido. O principal motivo é o mesmo das fábricas que o utilizam como matéria-prima de produtos industriais.

O eucalipto é uma planta de rápido crescimento, vegeta o ano todo sem perder as suas folhas e consegue se sobressair em relação a muitas outras espécies de plantas. No caso da jardinagem, isso é favorável para a geração de sombras e flores em um curto período de tempo. As outras razões que tornam esse gênero já bastante comum no paisagismo é a beleza da árvore e a diversidade de espécies que podem ser utilizadas para esse fim.

Há espécies de eucaliptos que possuem flores e frutos grandes e coloridos. Outras em que suas folhas são de texturas e colorações ornamentais. Há ainda espécies em que as cascas é que chamam a atenção na paisagem, também sendo utilizadas como ornamento de jardins. Isto ainda sem falar do cheiro agradável das folhas quando agitadas pelo vento e também do magnífico odor floral característico de algumas espécies. Este último atrai polinizadores que podem ser observados na maioria das espécies de eucaliptos, trazendo maior beleza e biodiversidade na área.

Mudas de porte médio provenientes de sementes de espécies de eucalipto podem ser plantadas diretamente no solo do jardim, ou são acondicionadas em recipientes como vasos grandes ou "containers", criando-se assim espécies de macro-bonsais. Os eucaliptos em vasos, se devidamente cuidados, podem inclusive florescer e frutificar, dando grande beleza ao ambiente. Lembrar porém que os eucaliptos são pouco tolerantes a geadas não podendo ser plantados em regiões de invernos muito rigorosos. O limite térmico varia de 8 a -7° C para espécies ornamentais de flores vermelhas, mas isso depende também da freqüência dos dias frios. Quanto mais dias frios seguidos, pior é para a adaptação ou mesmo para a sobrevivência. Se o clima for muito frio, espécies mais tolerantes devem ser buscadas (Eucalyptus pulverulenta, E. pleurocarpa, E.gunnii, E.caesia, etc.).

As principais práticas de manejo para os eucaliptos na jardinagem são:

* Adquirir mudas de boa qualidade genética e livres de doenças.

* Comprar mudas em floriculturas confiáveis é o primeiro cuidado que se deve ter na aquisição de espécies ideais para a jardinagem.

* Para plantio no solo, a escolha do local deve ser bastante discutida, evitando proximidade com casas, muros e fiações elétricas. Os eucaliptos, mesmo os de médio porte, são considerados árvores de sistema radicular profundo e vigoroso. Logo, elas podem danificar calçadas, construções e encanamento se não houver este planejamento anterior. Mesmo para as espécies arbustivas devemos tomar as precauções válidas pois são também plantas de rápido crescimento.

* Os eucaliptos são plantas que necessitam de insolação direta para o seu melhor desenvolvimento. Eles não toleram ambientes sombreados, muito escuros ou mesmo alagados. Isto deve ser considerado na escolha do local de plantio. Não plante em sombra ou meia-sombra, pois isso poderá inclusive ocasionar a incidência de doenças na planta e diminuir sua taxa de desenvolvimento. Tampouco plante em áreas alagadas de brejo do seu jardim na esperança de que as plantas irão secá-las. Você pode estar condenando essas plantas à morte pela incapacidade do sistema radicular viver em ambientes sem ar no solo.

* A época recomendada para o transplante das mudas para o local definitivo é da primavera ao verão, evitando períodos frios principalmente no estabelecimento da muda.

* Adubação da cova de plantio deve ser feita com adubo N-P-K e micro-nutrientes. O eucalipto é considerado uma planta sensível à falta de fertilidade, necessitando de nutrientes em quantidades adequadas.

* O eucalipto, principalmente quando na forma de mudas, também necessita de irrigação nas épocas mais quentes do ano.

* O combate às pragas como formigas cortadeiras deve ser efetuado principalmente para as mudas que são mais sensíveis, podendo essas inclusive morrer caso esse controle não seja feito.

* Conforme o eucalipto vai crescendo, a poda e o desbaste são manejos recomendados também na jardinagem, tanto para fins estéticos, como para o controle do crescimento. Este último é considerado uma poda mais drástica. Há espécies de eucaliptos que possuem bom rebrote, podendo ser desbastadas até mesmo a uma certa altura do tronco em relação ao solo.

* Existem também espécies de Eucalyptus (ou de Corymbia) que já podem ser compradas enxertadas ou até mesmo clonadas. Suas mudas geralmente são mais caras, mas possibilitam uma floração precoce e uma maior resistência a doenças de raízes, que é dada pelo porta-enxerto. Há um grande número espécies que são utilizadas para o paisagismo em todo o mundo; contudo, são nos parques e jardins de seu país de origem (Austrália) que se encontra a maior concentração. Naquele país são usadas muitas espécies, como: Eucalyptus leucoxylon, Eucalyptus erythrocorys, Eucalyptus caesia, Eucalyptus youngiana, Eucalyptus multicaulis, Eucalyptus macrandra e Corymbia ficifolia.

No Brasil, existem três espécies de "eucaliptos" mais usadas para fins paisagísticos, estas são:Corymbia ficifolia, Eucalyptus cinerea e Corymbia ptychocarpa. A espécie Corymbia citriodoratambém costuma ser plantada devido ao seu odor extremamente agradável. Percebe-se então que a maioria de nossos eucaliptos ornamentais são na verdade do gênero Corymbia, reclassificados que foram há alguns poucos anos atrás pelos botânicos taxonomistas. Corymbia (Eucalyptus) ficifolia - Conhecido como eucalipto vermelho ou eucalipto de jardim é um dos considerados mais ornamentais. Originário do oeste australiano, possui porte pequeno a médio (até 10 metros), gera grande número de flores, contudo é susceptível a geadas e não se desenvolve perante baixas temperaturas. Suas flores são grandes e em abundância . Em regiões de clima temperado, pode ser substituído pelo Eucalyptus leucoxylon que é tolerante ao frio.

Eucalyptus cinerea - Nos Estados Unidos E. cinerea é também chamado de "Silver Dollar". Isso devido ao aspecto das suas folhas arredondadas que possuem uma coloração azul prateada. Na Austrália, essa espécie é chamada de "Blue Gum" e são as folhas a sua parte de maior ornamento e beleza.

Corymbia (Eucalyptus) ptychocarpa - Originária do norte e oeste australiano, é uma árvore de porte mediano e pouco resistente ao frio, tendo seu melhor desenvolvimento geralmente entre as temperaturas de 10 a 40° C. Possui floração abundante e de coloração vermelha.

Corymbia (Eucalyptus) citriodora - Espécie muito comum entre nós com utilização industrial para extração de seu óleo essencial que é usado largamente na produção de detergentes, sabões, aromatizantes, etc.

Conheça mais sobre as espécies de eucaliptos ornamentais mencionadas no texto, características, tratos culturais e fotos de sua beleza nos websites indicados a seguir. Um dos mais interessantes e ricos nesse tema é o website de nosso amigo Gustavo Iglesias Trabado (GIT Forestry) e de seu blog "Eucalyptologics" , com muitas referências sobre eucaliptos para fins ornamentais.

http://git-forestry.com/ornamental/intrornamental.htm (Espanhol) http://git-forestry.com/ornamental/EucaliptosParaJardineria01.htm (Espanhol) http://git-forestry-blog.blogspot.com (Inglês) http://git-forestry-blog.blogspot.com/2007/09/container-grown-ornamental-eucalyptus.html (Inglês) http://git-forestry.com/OrnamentalEucalyptusWorldwideBUDS.htm (Inglês) http://git-forestry-blog.blogspot.com/2008/02/cold-hardy-pink-flowering-eucalyptus.html (Inglês) http://www.primabio.co.uk/ornamentals.htm (Inglês) http://zipcodezoo.com/Plants/C/Corymbia_citriodora.asp (Inglês) http://www.metrotrees.com.au/treehandbook/page-listings/corymbia-Eucalyptus-citriodora.html (Inglês) http://zipcodezoo.com/Plants/C/Corymbia_ficifolia.asp (Inglês) http://www.metrotrees.com.au/treehandbook/page-listings/corymbia-eucalyptus-ficifolia.html (Inglês) http://www.dierbergertropicais.com.br/luisbacher/albuns/arvores/pages/Eucalyptus%20ficifolia_jpg.htm (Português) http://dias-com-arvores.blogspot.com/2004/07/red-flowering-gum.html (Português) http://www.gardening.eu/plants/Masts/Eucalyptus-ficifolia/3359 (Inglês) http://zipcodezoo.com/Plants/C/Corymbia_ptychocarpa.asp (Inglês) http://gvcocks.homeip.net/PlantFamilies/Myrtaceae/Eucalyptus/ptychocarpa/eucalyptus_ptychocarpa.htm (Inglês) http://www.dierbergertropicais.com.br/luisbacher/albuns/arvores/pages/Eucalyptus%20Ptychocarpa_jpg.htm (Português) http://www.arbolesornamentales.com/Eucalyptuscinerea.htm (Inglês) http://www.ces.ncsu.edu/depts/hort/consumer/factsheets/trees-new/eucalyptus_cinerea.html (Inglês) http://www.fotosearch.com.br/NGF006/73614637 (Português) http://asgap.org.au/APOL31/sep03-2.html (Inglês) http://www.mobot.org/gardeninghelp/plantfinder/Plant.asp?code=A509 (Inglês) http://www.abc.net.au/gardening/stories/s914096.htm (Inglês) http://www.actahort.org/members/showpdf?booknrarnr=630_9 (Inglês) http://www.mobot.org/gardeninghelp/plantfinder/Plant.asp?code=A509 (Inglês) http://www.backyardgardener.com/plantname/pda_85c0.html (Inglês) http://www.edirectory.co.uk/pf/880/mia/d/standard+gum+tree+eucalyptus+gunnii+plant/pid/4262180 (Inglês) http://www.english-country-garden.com/trees/eucalyptus.htm (Inglês) http://www.abc.net.au/gardening/stories/s2169749.htm (Inglês) http://www.gardenexpress.com.au/forum/viewtopic.php?f=23&t=5069 (Inglês) http://plants.usda.gov/java/profile?symbol=EUCI80 (Inglês) http://www.parkseed.com/webapp/wcs/stores/servlet/StoreCatalogDisplay?storeId=10101&catalogId=10101&langId =-1&mainPage=prod2working&ItemId=3179&cid=pext00008 (Inglês) http://www.australianwatergardener.com/print_page.asp?category=298&ID=620 (Inglês) http://www.treeworld.info/attachments/f29/42d1170110769-tree-roots-pipes -se-water-australia-treeroots.pdf (Inglês) http://www.australianwineandbeer.com/natives/natives.htm (Inglês) http://www.casaecia.arq.br/arvoresl.htm (Português) http://www.fazendacitra.com.br/dierberger/content/view/40/34 (Português) http://www.dwpicture.com.au/picture.asp?image_number=72660&picture= 72660&cat=Flowers,%20Shrubs,%20Trees%20-%20E&cat2= Flowers,%20Shrubs,%20Trees%20-%20E&cat3 (Inglês)

*Engª Agrª Ester Foelkel (http://www.celso-foelkel.com.br/ester.html) Fonte: Eucalyptus Newsletter Nº 14 - Abril 2008 http://www.eucalyptus.com.br/newspt_abril08.html

Kit's para cultivo de flores e plantas estão à venda na Loja do Jardim - Clique aqui!