Kit's para cultivo de flores e plantas estão à venda na Loja do Jardim - Clique aqui!

Forrações do Norte do Brasil

Hemigraphis altanata

Por: Christiane Ribeiro*

Pode parecer estranho, mas flores em abundância estão mais vinculadas às regiões de clima temperado e ocorrem com menos intensidade nas de clima tropical. Isso é válido, principalmente, para a vegetação rasteira e herbácea, indicadas para canteiros. Já no caso das árvores, como o ipê amarelo, rosa e roxo, a floração plena, com perda das folhas, se dá em todo o país, inclusive no Norte. Apesar disso, em lugares como o Nordeste do Brasil, nota-se a pouca quantidade de flores durante o ano, o que resulta na centralização do uso de folhagens como forrações nos projetos de paisagismo como a jibóia, hemigraphis, antúrio, amendoim-rasteiro (Arachis) e o rhoeo.

Com isso, não se quer dizer que não há flores, mas sim que há pouca variedade e estas, em geral, não florescem abundantemente. É o caso da vedélia (Wedelia), onde prevalecem as folhas, ao contrário da Sanvitalia, uma outra variedade de margarida rasteira e da Portulaca (onze-horas), cujas florações são mais marcantes. Entretanto, essa situação poderia ser mudada com ensaios de campo, tendo em vista a introdução de novas espécies que poderia ser feita, por exemplo, pelos Departamentos Municipais de Parques e Jardins ou mesmo em viveiros particulares.

Entre essas espécies a serem pesquisadas, sugerimos: bulbine, lampranto (Lampranthus) e acalifa-rasteira ou rabo-de-gato (Acalypha reptans).

Vejamos algumas características das espécies mais utilizadas atualmente:

Rhoeo (Rhoeo spathacea) - Herbácea cuja beleza está nas folhas longas e estreitas, de cores vivas e um interessante efeito, pois são de cor verde-escuro na face superior e roxo-violáceo na face inferior. As flores são discretas e ficam quase escondidas sob as folhas. Esta planta é mais vistosa quando utilizada em maciços. Sua multiplicação é fácil. Prefere locais com pleno sol e solo úmido. A planta é conhecida popularmente como espada-de-Iansã e barco-de-moisés.

 

 

 

Jibóia (Scindapsus aureus) - Esta planta, bastante conhecida, cresce em abundância, às vezes invadindo caminhos e outras plantas, necessitando de controle do crescimento. Agarra-se em troncos de árvores e em muros. Suas folhas possuem listras de um amarelo-ouro que contrastam com fundo verde-vivo. A multiplicação é fácil, por galhos que enraizam até em água. O sol direto queima as folhas, sendo os locais sombreados mais indicados para seu cultivo.

 

Hemigraphis - Herbácea perene e rasteira que pode chegar a 20 cm de altura. Mais uma vez, o destaque é para as folhas: são pequenas e delicadas, possuem a face inferior de cor roxo-violáceo e a superior é de cor verde-escuro prateado. As flores são minúsculas, quase imperceptíveis. Esta planta se desenvolve muito bem em locais sombreados e com solo úmido. É ideal para o plantio sob a copa de árvores, junto a muros e, principalmente, compondo com outras folhagens.

 

 

Singônio (Syngonium spp.) - Folhagem bastante decorativa, de crescimento rápido, é indicada para locais sombreados e abrigados. Uma particularidade é que durante seus estágios de crescimento, ocorrem modificações evidentes de tamanho e forma das folhas.

 

 

Filodendro (Philodendron sp) - Existem cerca de 300 espécies diferentes que variam em porte e tipo de folhas, de formas exóticas (onde está seu maior valor) e que podem chegar a 1 metro de dimensão. Seu crescimento é intenso e a maioria são espécies trepadeiras. Gostam de solo úmido e preferem locais levemente sombreados, mas adaptam-se ao pleno sol. Wedelia - Planta perene que pode chegar a 30 cm de altura. As folhas são recortadas e de um verde-escuro que contrasta com as pequenas e numerosas flores amarelas (semelhantes a pequenas margaridas). Pode ser cultivada a pleno sol ou meia-sombra, podendo ser utilizada como forração em bosques e revestimentos de taludes e barrancos, pois é bastante rústica e resistente. Floresce o ano todo.

 

*Christiane Ribeiro é arquiteta e paisagista

http://sites.uol.com.br/chrisribeiro.arq

Kit's para cultivo de flores e plantas estão à venda na Loja do Jardim - Clique aqui!

voltar ao topo