Kit's para cultivo de flores e plantas estão à venda na Loja do Jardim - Clique aqui!

 

Topiaria
Esculturas Vivas em Vasos

Por: Vânia Silva e Erick Rijo Jr


Topiaria com Ficus

Certas coisas conhecemos mais do que seu próprio nome. É o caso da Topiaria. Árvores e arbustos podados em forma de bolinha, uma tuia ou junípero numa espiral, geralmente plantados em vasos, às vezes no jardim: são topiaria.

Topiaria é a técnica de jardinagem que dá forma à planta. Vista em formatos elementares como esses, dificilmente remete ao quão surpreendente pode se tornar. Essa técnica - que amadurece, se transforma, é viva, ganha alma - torna-se arte quando ressalta a delicadeza da natureza que é matéria-prima e é fonte de inspiração,

O topiário, que é o jardineiro especialista em topiaria, quando não se limita à trivialidade e busca em si o que mais o aproxima da natureza, instiga a criatividade, coloca na alma da pessoa mais audaz o desejo de superá-la. Imbuído deste sentimento, o topiário emociona e surpreende. Os artistas buscam, na maior parte das vezes, representar formas que transmitam vida, e é justamente aí que a topiaria fascina, quando representa formas animais ou humanas que podem transmitir emoções, sendo representadas através de plantas, que já mostram vida por simplesmente existirem.

A escultura feita em topiaria carece de dedicação e apaixona quando se desenvolve vistosa, respondendo aos cuidados que recebe como tudo o que é vivo. Apesar do inusitado da arte, do sentimento sublime da criação, a topiaria não precisa ser vista como técnica exclusiva de virtuosos artistas extremamente treinados, de talentos extraordinários. Qualquer pessoa informada, quando estimulada, procura praticar, e da prática vem habilidade e desenvoltura que dão asas à criatividade.

Como tudo o que vem da Natureza, a topiaria é simples, mesmo as crianças aprendem facilmente a arte. A topiaria geralmente é associada a grandes vasos, ou a jardins luxuosos, mas não necessariamente é assim. Podem-se criar esculturas em pequenos vasos, de jardineiras podem-se erguer quadros vivos e mesmo numa bandeja para bonsai pode-se criar topiaria, desenhando com plantas os mais diversos temas.

Desenvolvi, tomando cuidado com as espécies escolhidas para que suportassem ambientes internos, técnicas que podem ser aplicadas em vasos. Procurei oferecer a arte a todos, principalmente a quem não tem espaço em casa para um jardim ou mora num apartamento. Durante os oito anos de minhas pesquisas sobre topiaria, percebi serem poucas as informações sobre o assunto e a maior parte destas poucas está em língua estrangeira. Isso me estimulou a escrever sobre a topiaria procurando disseminar o conhecimento que acumulei através de um livro e de apostilas onde quatorze técnicas são apresentadas passo-a-passo em esculturas exemplos.

Eu posso afirmar que nada traz mais prazer ao amante da jardinagem, que compor seu jardim com a arte que brota das plantas e emociona por moldar a força notável da natureza.

Vania Silva
Topiária

Topiaria Esculturas Vivas em Vasos
Para mais informações, acesse o site: http://www.esculturasvivas.hpgvip.com.br

 

     

    Kit's para cultivo de flores e plantas estão à venda na Loja do Jardim - Clique aqui!

     

     

    voltar ao topo