Kit's para cultivo de flores e plantas estão à venda na Loja do Jardim - Clique aqui!

Plantas dentro de casa
Por: Rose Aielo BlancoSingônio

Sabendo escolher as espécies adequadas e fazendo o cultivo corretamente, é possível manter plantas vistosas e saudáveis mesmo dentro de casa.

Plantas cultivadas dentro de casa vivem em ambientes repletos de fatores que podem prejudicar seu desenvolvimento. Às vezes falta iluminação adequada, outras vezes há pouca ventilação... isso sem falar na fumaça de cigarros, falta da luz do sol, regas insuficientes ou em demasia. Por todas essas razões e muitas outras, as plantas cultivadas em interiores requerem cuidados especiais, do contrário podem ser seriamente atingidas por pragas e doenças, a brotação torna-se reduzida e até inexistente e a folhagem mostra-se murcha e sem brilho.

De maneira geral, podemos destacar três fatores básicos, que não devem ser negligenciados quando cultivamos plantas dentro de casa:

* Luz solar: Semanalmente, recomenda-se colocar as plantas para arejar e tomar sol, de preferência pela manhã, por algumas horas; 
* Regas corretas: Plantas dentro de casa não necessitam de regas diárias, a menos que esteja em vaso muito pequeno, com pouca terra. No verão, o ideal é regar as plantas a cada dois dias e no inverno uma média de duas vezes por semana é suficiente; 
* Fertilização: Por estarem submetidas a condições adversas, plantas em ambientes internos precisam receber nutrientes adequados. Recomenda-se a aplicação de um fertilizante líquido foliar, que pode ser pulverizado diretamente sobre as folhas, mensalmente.

Escolhendo as espécies

É inegável que as plantas podem dar vida aos ambientes, valorizando a decoração e o visual geral de uma sala, por exemplo. Entretanto, ao selecionarmos espécies inadequadas ao ambiente, certamente obteremos resultados decepcionantes. Antes de tudo, o ideal é fazer uma análise geral das condições internas, verificando, principalmente, as condições de calor e luminosidade. Esse é o primeiro passo para a escolha das espécies adequadas: quanto mais próximas das condições do habitat natural da planta, maiores são as chances de sucesso.

As folhagens são as que melhor se adaptam ao cultivo dentro de casa, mas nada impede que, em condições onde haja boa luminosidade e até um pouco de luz do sol, opte-se por flor-de-maio, prímula, brinco-de-princesa e até hortênsias.

Para facilitar, elaborei uma lista com algumas espécies que se adaptam bem ao cultivo dentro de casa, juntamente com suas exigências de luminosidade e regas.

Mas antes, atenção para estas explicações:

Meia-sombra: Significa que as plantas precisam de luminosidade sem exposição direta aos raios solares no período das 10 horas da manhã às 5 da tarde. 
Sombra: Não devem ser expostas diretamente aos raios solares e suportam baixa luminosidade. 
Rega abundante: Significa que as plantas necessitam de regas abundantes e mais freqüentes, especialmente nos meses mais quentes. 
Rega média: Necessitam de água sempre que a terra apresenta-se seca. Toleram regas duas vezes por semana. 
Rega escassa: As plantas devem ser regadas com menor freqüência, de preferência uma vez por semana, de acordo com o local em que estiverem colocadas.

Condições adequadas para cada espécie:

Espécie Luminosidade Rega
Caladium (Caladium) sombrameia-sombra moderada
Licuala, palmeira-leque (Licuala grandis) sombra/meia-sombra escassa
Lírio-da-paz (Spathiphylum wallisii) sombra ou meia-sombra moderada
Flor-de-maio (Schlumbergera sp.) meia-sombra moderada
Palmeira ráfia ou rápis (Rhapis excelsa) meia-sombra escassa
Antúrio (Anthurium andreanum) sombra/meia-sombra moderada
Árvore- da-felicidade (Polyscias fruticosa) mia-sombra moderada
Asplênio (Asplenium nidus) MS/S sombra/meia-sombra abundante
Calatéia (Calatheas) meia-sombra abundante
Cheflera (Schefflera octophyllum) meia-sombra moderada
Chifre-de-veado (Platycerium sp.) meia-sombra moderada
Jibóia (Scindapus aureum) meia-sombra moderada
Filodendro (Philodendron) sombra/meia-sombra moderada
Costela-de-adão (Monstera deliciosa) meia-sombra abundante
Singônio (Singonium) sombra/meia-sombra abundante

Kit's para cultivo de flores e plantas estão à venda na Loja do Jardim - Clique aqui!

voltar ao topo