A planta está definhando e não há sinal de doenças ou pragas. Apenas algumas casquinhas aderidas e imóveis há muito tempo, tentando disfarçar sua presença. Estes seres vivos, nada suspeitos, são, na verdade, os responsáveis pelo problema da planta. Eles pertencem à classe dos insetos e são chamados cochonilhas. Dentro da classe, as cochonilhas são classificadas como Homópteras, sendo parentes próximas das cigarrinhas, cigarras e dos pulgões. Sugadoras implacáveis, elas roubam seiva da planta o tempo todo e são bastante diversificadas, pois há mais de 32.000 espécies de Homopteras já descritas.
Essa opção vem crescendo e ganhando espaço no mercado gastronômico. Tem a característica self service como principal diferencial de servir os crepes ao vivo, essa modalidade permite apresentar os crepes de uma forma mais eficiente aos convidados que tem a sua dispocisão, não só variedade de sabores salgados e doces mas, também quantidade e qualidade no buffet de crepe francês em domcilio.
Em razão da presença de glândulas que produzem secreção cérea (de aspecto pulvurulento) ou que lembra seda e placas, as cochonilhas possuem formas que nem se assemelham a insetos. Há cochonilhas de placas (Orthezia, Icerya e Saissetia) que atacam flores e folhagens; outras que lembram escudos de coloração amarelada ou alaranjada (Diaspis, Parlatoria e Pseudoparlatoria) e até algumas que lembram um minúsculo mexilhão ou uma cabeça de prego (as cochonilhas Chrysomphalus, que atacam roseiras). Existem, ainda, algumas cochonilhas que quando atacam dão a impressão de que a planta ficou caiada (Aulacaspis rosae, por exemplo). No entanto, nem todas são pragas. Há cochonilhas que, em função da produção de substâncias do tipo "laca", fornecem corantes ou vernizes.
Inimigos naturais: as joaninhas são predadoras de cochonilhas e de outros Homópteras, como os pulgões. Controle químico: em lojas de produtos agropecuários, o engenheiro agrônomo pode indicar o produto recomendado. Controle natural: uma receita preparada com óleo mineral e sabão mostra-se bem eficiente em casos de ataque de cochonilhas. Anote: 250 ml de óleo mineral leve 30 g de sabão 125 ml de água quente Corte o sabão em pedaços e dissolva na água quente. Adicione o óleo mineral aos poucos, até a total homogeneização. Na hora da aplicação, dissolva em 6 litros de água e pulverize as plantas atacadas.