Nim (Azadirachta indica A. Juss): planta indiana usada
para repelir insetos

Uma árvore indiana conhecida como "nim" ou "neem" (Azadirachta indica A. Juss) está sendo usada por produtores aqui no Brasil como um ótimo repelente por suas propriedades inseticidas. Conhecida há mais de 2 mil anos na Índia e em países da Ásia Meridional, a árvore produz folhas e sementes com efeito tóxico para algumas espécies de insetos, fungos e nematóides. Até o momento, as pesquisas não detectaram nenhum efeito danoso aos humanos e animais.

O poder inseticida das folhas e sementes da nim é resultado da combinação de 10 substâncias. O extrato obtido destas partes da planta age de forma diferente em cada praga, eliminando algumas e atuando como repelente de outras. Sua eficiência tem sido comprovada no combate a pulgões, lagartas em geral, cochonilhas, ácaros, brocas, besouros, gafanhotos, nematóides, carrapatos, bernes e também trips.

A árvore foi introduzida no Brasil em 1993, pela Embrapa e é uma espécie resistente e pouco exigente. Entretanto, não tolera frio: em locais cuja temperatura pode cair abaixo de 8 graus C, ela não vai bem. Normalmente, cresce em condições semi-áridas e se desenvolve em vários tipos de solo.

O óleo extraído das sementes da nim e o extrato obtido das folhas podem ser aplicados no gado, na produção de frutíferas, plantas medicinais, hortaliças e grãos, mas os pesquisadores alertam que só devem ser aplicados quando for constatada a ocorrência de danos às culturas ou às criações.

Detalhe das flores

Como é feito o extrato das folhas:

Cerca de 250 gramas de folhas verdes de nim são batidas no liquidificador com 2 litros de água. O preparado fica armazenado em local sem incidência de luz por um período de 12 horas. Antes da aplicação, o extrato é filtrado e deve ser diluído em água para obter 20 litros de inseticida natural. Só deve ser armazenado por 3 dias, em frasco e local escuro.

Como é feito o carrapaticida:

Moer 50 gramas de folhas de nim e deixar de molho por 8 horas em 1 litro de água e 10 gramas de sabão em pedra.

Para saber mais:

Embrapa (62) 833.2170 e (31) 779.1096

IAC Instituto Agronômico de Campinas (19) 241.5188 ramal 317

Mudas:

Nim do Brasil (19) 212.0906 hverde@correionet.com.br

Fazenda Fortaleza (62) 204.3175

 

volta  ao início desta página