Mini-Jardim de Flores Comestíveis está à venda na Loja do Jardim - Clique Aqui

 

Beleza e sabor: Flores comestíveis

 


Por: Rose Aielo Blanco

Flores comestíveis... afinal, o assunto não é novo. Certamente você já comeu flores menos famosas

no mundo ornamental. Quer ver? O brócolis, a couve-flor e a alcachofra são flores comestíveis!.

 

Mas, se assunto é flores ornamentais, existem aquelas que podem ser saboreadas, além de apenas decorar os pratos.

 

Só que antes de tudo é importantíssimo lembrar que as flores utilizadas na alimentação não são as mesmas comercializadas em floriculturas ou gardens centers, pois estas são cultivadas com produtos químicos que podem causar sérios problemas para a saúde. As flores comestíveis devem ser adquiridas de produtores especializados, que não utilizam qualquer tipo de agrotóxico ou tratamento químico no seu cultivo.

 

Além disso, é fundamental saber que não são todas as espécies que podem ser ingeridas. Existem flores que apresentam princípios tóxicos e não devem ser usadas na alimentação de forma alguma. Exemplos disso são as violetas africanas, os crisântemos, o copo-de-leite, o lírio, entre outras.

Feito o alerta, vamos lá!. Vejamos algumas flores que podem ser usadas na alimentação:

 

Amor-perfeito

Borago

Calêndula

Capuchinha ou nastúrcio

Rosa

 

Capuchinha (Nastúrcio) - Uma das flores mais usadas em restaurantes finos, que geralmente usam suas folhas e flores em saladas. A capuchinha tem um sabor picante, que lembra o do agrião. É rica em vitamina C e, segundo os especialistas, apresenta propriedades digestivas.

 

Calêndula - Esta flor acrescenta um colorido muito bonito à salada, mas o miolo deve ser retirado na hora de comer. O uso da calêndula na alimentação não é recente: há muitos anos ela já era utilizada por ser um bom corante para caldas e bolos.

 

Amor-perfeito Esta flor é bem versátil e bonita. Pode ser usada tanto nas saladas como para decorar as sobremesas. Com a vantagem que podemos comer também a decoração!

 

Rosa Além do visual, a rosa acrescenta um suave perfume aos pratos que acompanha. É muito usada para aromatizar e decorar doces com caldas e é irresistível numa salada.

 

Borago Também conhecida como borragem. É uma planta medicinal (Borago officinalis) usada como expectorante das vias respiratórias e fornece certa dose de vitamina C. Algumas pessoas acham seu sabor semelhante ao do pepino. As folhas são usadas em compressas para suavizar problemas de pele.

 

Rose Aielo Blanco é jornalista, escritora e editora do site www.jardimdeflores.com.br

 

 

Onde encontrar: Mini-Jardim de Flores Comestíveis está à venda na Loja do Jardim - Clique aqui!

 

 


© Todos os direitos reservados.                                            Contato   Vídeos     Sobre Nós                                                         Visite a Loja do Jardim