Kits para o Cultivo de Ervas estão à venda na Loja do Jardim

 

Chás: saudáveis e deliciosos até

mesmo nos dias quentes

 


 

Dizem que o chá gelado é uma invenção dos americanos. Tudo teria começado quando alguns negociantes estavam promovendo a bebida numa feira de negócios nos EUA, em 1904. Chás estavam sendo servidos aos visitantes para degustação, mas o dia estava tão quente que as pessoas não estavam muitos dispostas a provar aquela bebida aquecida. Um empresário inglês, que acompanhava a delegação indiana, decidiu colocar alguns cubos de gelo em seu copo de chá, para torná-lo mais refrescante. O resultado lhe pareceu bom e ele se animou a oferecer aos visitantes. Foi um sucesso! Tanto que atualmente nos EUA o chá é mais consumido gelado do que quente.

 

Na verdade, falamos do chá de forma genérica – uma vez que o chá propriamente dito é o nome dado à bebida preparada a partir do vegetal chamado Camellia sinensis, mais conhecido como chá verde, branco ou vermelho. No entanto, este nome foi associado de uma forma popular a qualquer bebida feita com água fervente e vegetais. Os nomes corretos para estes preparados são infusão e decocção.


Existem muitas receitas para o preparo do chá gelado, mas com o corre-corre da vida moderna, todos nós precisamos mesmo é de praticidade. Para isso, podemos lançar mão dos práticos chás solúveis existentes hoje no mercado. As opções vão desde os chás verde, branco ou vermelho ao natural, até aqueles combinados com sabores (abacaxi, morango, maçã, etc.). As vantagens é que além de práticos – por serem solúveis e instantâneos, podem ser misturados diretamente à água fria ou gelada - estes chás ainda trazem benefícios à saúde.


Os chás verde, branco e vermelho ajudam a acelerar o metabolismo e a queima de gorduras extras, são ricos em antioxidantes (previnem contra o envelhecimento precoce), contém potássio, manganês, ácido fólico e vitaminas C, K, B1 e B.


Já o conhecido chá mate, que também se apresenta na versão solúvel e instantânea, é rico em vitaminas e possui baixo teor de cafeína. Análises e estudos têm revelado que a erva-mate apresenta diversas propriedades benéficas ao ser humano, pois contém: alcalóides (cafeína, metilxantina, teofilina e teobromina), taninos (ácidos fólico e cafeico), vitaminas (A, B1, B2, C e E), sais minerais, proteínas, glicídios e lipídios. A erva-mate é considerada “um alimento quase completo”, pois contém a maioria dos nutrientes necessários ao nosso organismo”.


O consumo da erva-mate ajuda a estimular a atividade física e mental, atuando beneficamente sobre os nervos e músculos, combatendo a fadiga, sem deixar efeitos colaterais, como insônia e irritabilidade. A erva-mate também atua sobre a circulação, acelerando o ritmo cardíaco, e age sobre o tubo digestivo, facilitando a digestão.

Por todas essas razões, vale a pena consumir chás mesmo nos dias quentes, optando pela versão gelada. Assim, além de saudável, a bebida ainda se torna uma ótima opção para refrescar!

 

 

 

Kits para o Cultivo de Ervas estão à venda na Loja do Jardim

 

 


© Todos os direitos reservados.                                            Contato   Vídeos     Sobre Nós                                                         Visite a Loja do Jardim