Kit's para cultivo de flores e plantas estão à venda na Loja do Jardim

 

Nem tudo são flores no reino das plantas

 

 

Por: Rose Aielo Blanco*

 

Sim, até mesmo no mundo das plantas, podemos assistir cenas dignas de filmes de horror!  Exageros, à parte, o espetacular mundo vegetal pode nos mostrar que as tão pacatas plantas, não são tão inofensivas assim. Bons exemplos disso são as curiosas plantas carnívoras.


Aqui, apenas uma amostra do que algumas delas podem fazer:

 

* Nepenthes rajah são as maiores carnívoras de que se tem notícia, são trepadeiras que dificilmente chegam a meio metro de altura e costumam devorar apenas insetos. Elas são típicas das úmidas florestas da ilha de Bornéu, na Ásia, e se alimentam por meio de um jarro pendurado na extremidade de suas folhas.
A N. rajah é a planta mais famosa com armadilhas em forma de jarro gigante, que pode crescer até 35 cm de altura e 18 cm de largura. Este jarro é capaz de abrigar cerca de 2 litros e meio de líquido digestivo!


Personagem: Nepenthes rajah
Familia:Nepenthaceae
Origem:Ásia, Indonésia
Cena do filme: Os insetos atraídos caem dentro do jarro da planta e, impossibilitados de escapar, acabam sendo digeridos. Além de insetos, a planta é capaz de, ocasionalmente, prender pequenos vertebrados e até pequenos mamíferos, como ratos que acabam  se afogando após terem sido enganados pelas armadilhas em forma de jarro.

 

 


* A Drosophyllum lusitanicum  podem ser chamadas de gulosas, pois conseguem grudar em seus pêlos vários insetos de uma só vez. É uma planta carnívora endêmica de Portugal, Espanha e norte de Marrocos. É a única espécie pertencente à família Drosophyllaceae. Ela se assemelha a um arbusto, podendo até atingir grande porte (1,50m). dependendo das condições. Suas folhas são muito finas e totalmente recobertas por glândulas que segregam uma substância que atrai os insetos. As glândulas digestivas ficam na base das folhas.

 

Personagem: Drosophyllum lusitanicum
Familia:Droseracea
Origem: de Portugal a Marocos
Cena do filme: O inseto é atraído pelo odor adocicado produzido pela planta. Ao mínimo contato, o inseto fica preso e começa a se debater para escapar. Com esses movimentos, o inseto vai ficando ainda mais colado à planta. No final, é digerido.

 

 


* Dionaea muscipula também conhecida como “papa-mosca” abocanha insetos distraídos em apenas três décimos de segundo, um recorde! É uma das pouquíssimas espécies de plantas capazes de realizar movimentos. Bem pequena, mede no máximo 10 cm de altura. Suas folhas são muito peculiares, formam uma espécie de armadilha capazes que aprisionar até pequenos sapinhos. É de longe, a mais popular entre as plantas carnívoras. Sua característica mais visível é a folha em forma de mandíbula, que apresenta de 15 a 20 longas estruturas semelhantes a "dentes".


Personagem: Dionaea muscipula
Familia:Droseraceae
Origem:Estados Unidos
Cena do filme: Quando os pêlos presentes na folha-mandíbula ou “armadilha”  são acionados pela presença do inseto atraído, dispara-se o estímulo que fecha a armadilha. Se a presa não conseguir escapar, seus movimentos continuarão a estimular os pêlos de disparo, o que fará com que a armadilha se feche com mais força ainda, permitindo então que o processo de digestão comece (na ausência desse estímulo adicional, a folha-mandíbula se abre, possivelmente como forma da planta evitar o esforço de digerir algo que não seja um inseto ou mesmo uma presa que escapou). A digestão é feita por meio de enzimas pelas glândulas presentes nos lóbulos.

 


* Drosera spatulata: Todas as espécies têm folhas com tentáculos na parte superior. Estes tentáculos produzem uma espécie de líquido pegajoso, capaz de aprisionar insetos. Esta espécie tem movimentos lentos em seus tentáculos, mas mesmo assim são eficientes na captura. O nome “drosera” se origina do grego “droseros” que significa "recoberta de orvalho".


Personagem: Drosera spatulata x capensis

Familia:Droseraceae
Origem:os 5 continentes

Cena do filme: As Droseras possuem uma estrutura semelhante a pêlos nas folhas, como se fossem tentáculos, que segregam uma substancia viscosa e brilhante ao sol Essas gotículas são muito atraentes para os insetos, pois os reflexos do sol nessas gotas simulam o orvalho, atraindo os bichinhos na busca pela água em dias quentes.
Ao pousarem na folha, eles são imediatamente presos por essa substância que os enganou de início. E, ao tentar fugir, só pioram a situação. Os insetos acabam recobertos pelo muco transparente e os movimentos estimulam a planta a inclinar os tentáculos. Lentamente, a planta acaba por envolver o bichinho completamente, iniciando o processo de digestão.

 

 

 

* Darlingtonia californica é uma das mais espetaculares plantas carnívoras, são também conhecidas como planta-cobra. Os insetos atraídos entram por uma abertura e nunca mais saem! Dentro deste orifício existe uma substância viscosa capaz de imobilizar o invasor.


Personagem: Darlingtonia californica
Familia
:Sarraceniaceae
Origem:Estados Unidos, California
Cena do filme: As glândulas nectaríferas atraem os insetos para perto da planta e eles "entram" por uma abertura existente, que se parace com uma língua bifurcada.
No interior da planta os insetos confundem a saída com a parte superior da planta, que é uma zona translúcida. Enganados dessa forma, os insetos batem constantemente nessa parte superior, como as moscas fazem nos vidros. O interior da planta também está  recoberto de pêlos virados para baixo, dificultando ainda mais a saída dos insetos. Cansados, eles escorregam e acabam caindo no líquido que se encontra no fundo da planta. Esse líquido contém bactérias que se encarregam de decompor e dissolver os insetos, formando substâncias nutritivas que a planta absorve.

 

 

 

* Rose Aielo Blanco é jornalista, escritora e editora do www.jardimdeflores.com.br

 

Fontes de Pesquisa

www.diariodebiologia.com

www.karnivoras.com

 

 

 

Kit's para cultivo de flores e plantas estão à venda na Loja do Jardim


 


© Todos os direitos reservados.                                            Contato   Vídeos     Sobre Nós                                                         Visite a Loja do Jardim