CONSULTAS VIRTUAIS


Mais violetas

Soy un alumno de Ing. Agronoma, me gustan mucho las plantas hornamentales y me encantam las violetas. Yo vivo en Trujillo, en el Perú y me gustaria hacer mi tesis en esta especie. Que me sugiere y que debo hacer. Muchas gracias.
Nelson Kcomt C.

Olá Nelson! Atualmente já existem mais de 6 mil variedades de violetas e novas variedades continuam surgindo. No Brasil, existem produtores de violetas altamente capacitados que podem até ajudá-lo com informações para a sua tese: tente entrar em contato com a empresa Terra Viva (19) 820.1014 e Grupo Schoenmaker (19) 820.1124. Outra idéia interessante é tentar contatar institutos de pesquisas agronômicas tanto no seu país como em outros da América Latina. Boa sorte!

 

Onde colocar as violetas

Parabéns pelo site. É muito bonito e com bastante conteúdo. Moro em Belém (PA) e como nosso clima é muito quente, gostaria de saber se, de alguma forma, isso prejudica as violetas. As únicas estações do ano que temos é o verão e o inverno. Chove quase todo santo dia. Tenho um vasinho de violetas que, infelizmente, não sei onde colocar em minha casa. O meu quintal seria perfeito, porém, meus cachorrinhos são umas pestes e ela não duraria nem dois dias. As janelas da minha casa recebem mais a luz da manhã, teria algum problema colocá-la lá? Teria problema se ela ficar uma parte da tarde no ar condicionado?
Tamna

Olá, Tamna! Obrigada pela participação! Como você deve ter percebido aos ler a matéria sobre as violetas africanas (Saintpaulia ionantha) no site, a luminosidade é um fator decisivo para o bom desenvolvimento desta planta. Se elas forem cultivadas com pouca luminosidade, produzirão apenas folhas e nenhuma floração. Se receberem luz demais, as folhas ficarão amarelas, com as bordas queimadas. As janelas da sua casa, que recebem o sol da manhã (e, portanto, mais fraco) são locais ideais para elas. Na sua região, com o clima muito quente como você descreveu, é importante evitar colocá-las em um ambiente externo. O resultado seria desastroso. Coloque-as na janela, na parte interna, de forma que recebam a luz solar filtrada pelos vidros e até por uma cortina fina. Uma boa dica é ir girando o vaso periodicamente, para que toda planta receba luminosidade e cresça uniforme. Quanto ao ar condicionado, observe que a temperatura ideal para o bom desenvolvimento das violetas deve estar entre 22 e 24 graus.

Violetas

Puxa!!!!!! que site lindo !!!!!!!!!!!!!!!!
Estava fazendo uma pesquisa de botânica quando entrei e me deparei com este

site muito bem trabalhado.Parabéns!!!!
Aproveitando gostaria de informações de como manter uma violeta, quais os cuidados que se devem ter para mante-lá viva e como replantá-la??!!
Agradeço desde já pelas informações.
Erika

Obrigada, Erika! Vou tentar retribuir sua delicadeza com algumas dicas. A violeta-africana (Saintpaulia ionantha) precisa de alguns cuidados básicos para se manter sadia e produzir uma bonita florada. Primeiro, procure colocá-la num local onde receba muita luminosidade, mas não direta. O ideal é que a luz solar seja filtrada pelo vidro de uma janela, por exemplo. Outro cuidado é com relação às regas: evite o excesso de água, pois muita umidade favorece a proliferação de fungos e o surgimento de doenças. Além disso, quando for regar a planta por cima, tente colocar água diretamente sobre a terra, evitando molhar as folhas aveludadas - elas são muito delicadas e podem "melar". Para estimular a floração, forneça alguns nutrientes para sua violeta a cada 15 dias: misture na água das regas um fertilizante de fórmula NPK, apropriado às violetas, que você encontra em lojas de produtos para jardinagem.
Quanto ao replantio, é recomendado principalmente quando a planta cresce e fica muito grande em relação ao vaso. O processo é simples: prepare o novo vaso colocando no fundo uma camada de pedriscos e cubra com uma mistura de 2 partes de terra comum de jardim, 2 partes de terra vegetal e 1 de areia. Retire a violeta do vaso antigo com muito cuidado, levando-a com o torrão de terra que envolve suas raízes. Ajeite-a no vaso, colocando um pouco mais da mistura de terra e regue levemente. E se você gosta muito de violetas, aproveite para fazer uma pequena coleção, porque os produtores desenvolveram uma grande variedade de cores. Abraços.


Ainda sobre violetas

Oi, meu nome é Diane e adoraria saber sobre o cultivo da violeta (muda, irrigação, plantio,...)
Desde já agradeço a atenção.
Diane

Olá Rose, meu nome é Sandra sou de Americana-SP.Vi sua página na internet e seu e-mail e ja faz um bom tempo que estou procurando alguma coisa sobre as flores em especial as violetas sou apaixonada por elas, por isso estou te mandando este e-mail para se você poderia me dar informações, dicas e tudo sobre as violetas. Se você poder me mandar eu agradeceria muito. Aguardo sua resposta.
Obrigada.
Sandra

Olá! Foram tantas as consultas sobre violetas, que eu preparei uma matéria específica sobre elas no “Flores&Folhas” . Dêem uma olhada lá, se faltar alguma coisa, mandem-me outro e-mail perguntando o que faltou esclarecer, que eu responderei com o maior prazer!


Violetas e cactos

Gostaria de saber mais sobre como plantar e cuidar de cactos e violetas. Comprei outro dia um saquinho de sementes de cactos sortidos, fiz tudo como dizia a embalagem, mas não nasceu nenhuma mudinha. Por que será?
Pitoquinho

Oi, Pitoquinho. Sobre as violetas é só você dar uma olhada na matéria específica em
Flores&Folhas, quanto aos cactos, saiba que existem mais de 150 gêneros e vários milhares de espécies na família dos cactos (Cactáceas). Algumas variedades podem até ser cultivadas dentro de casa e são bem rústicas, não exigindo grandes cuidados, mas nem todos são fáceis de cultivar. Seria muito interessante se você conseguisse descrever os tipos de cactos que gostaria de cultivar, para que eu possa identificar se precisam de sol direto ou se podem ser cultivados em ambientes internos.
De uma forma geral, um bom segredo para não cometermos erros com as plantas é tentar reproduzir as condições que elas teriam em seu habitat natural. No caso dos cactos, na natureza eles estão sujeitos a tempestades sazonais seguidas de períodos de seca, então, um bom padrão para as regas seria encharcar o solo e deixar secar bem antes de regar novamente. Quanto às adubações, é recomendável aplicar um fertilizante completo (pode ser líquido, diluído conforme as instruções do fabricante) que contenha elementos como ferro, magnésio, cobre, cobalto, manganês e molibdênio associados ao NPK (nitrogênio, fósforo e potássio).
Preste atenção às regas: em excesso, podem causar o apodrecimento das raízes. Quanto à sua experiência com as sementes, recomendo que você procure iniciar o cultivo usando mudas, pois o cultivo a partir de sementes é bem mais difícil e exige uma boa dose de conhecimento. Com as mudas você terá outra vantagem: é bem mais rápido. Boa sorte!


Outra vez as violetas

Gostaria de saber sobre a violeta, planta que ganhei de presente e gostaria de cultivá-la, para que não morra.
Cleber Vieira

Cleber, você poderá encontrar as informações e dicas de que precisa para cuidar de sua violeta, na
Flores&Folhas. Se faltar alguma coisa, mande-me outro e-mail. Abraços!

Mais sobre violetas

Oi, sou a Diane, aquela que pediu informações sobre a violeta. Conferi minha pesquisa e fiquei encantada com a qualidade da matéria: tanto o conteúdo quanto a exposição estão excelentes. Agora gostaria de saber se é preciso fazer podas e como fazê-las. E como são feitas as mudas de violeta. É possível ferver a água e armazenar, em pequenas quantidades e ir regando convenientemente? É verdade que a água morna ajuda a matar os fungos e estimula a florescência? E sobre as espécies e variedades da violeta? Quais existem no Brasil? Como identificar e adquirí-las?
Diane

Olá Diane. Que bom ter você de volta! Bem, vamos às perguntas: as violetas não precisam de podas, apenas deve-se periodicamente retirar as folhas e flores secas, murchas ou atacadas por fungos. É possível armazenar a água fervida para regar as violetas desde que seja por pouco tempo. Quanto à água morna há controvérsias. Alguns produtores confirmam a teoria, outros dizem que não há como relacionar o efeito da água morna com a floração ou o combate aos fungos. Na verdade, a água usada para regar as violetas deve estar à temperatura ambiente. A água muito fria favorece o surgimento de manchas nas folhas e diminui o desenvolvimento de novos botões.
Faça mudas de violetas a partir das folhas, desta maneira:
· * selecione folhas de tamanho médio, que não estejam velhas nem manchadas; corte-as da planta-mãe, deixando um cabinho de 4 ou 5 cm;
· * prepare um copo com água e cubra-o com um pedaço de papel alumínio;
· * faça um orifício no papel alumínio e introduza o cabinho da folha, de modo que ele fique imerso na água;
· * coloque o copo em uma janela bem iluminada, mas não ensolarada;
· * a partir da segunda semana, começará a surgir uma raiz pequena e fina;
· * plante as folhas enraizadas quando as novas folhas tiverem aproximadamente 3 cm.
Existem mais de 6 mil variedades de violetas obtidas pela hibridação e a cada dia esse número aumenta, graças ao trabalho intensivo de produtores e especialistas. Atualmente, é muito fácil encontrar vários tipos de violetas, até em supermercados a oferta é grande. Mas se quiser entrar em contato diretamente com produtores, sugiro que ligue para Flores Holambra - atendimento ao cliente 0800 558955. Abraços!

 Retorna ao índice de consultas virtuais