Paisagismo

Jardim na cobertura

Apesar de ter lido cuidadosamente a consulta sobre "Um Jardim em Cobertura", ainda
restou-me algumas dúvidas. Lá vão elas:
1. Na caixa de 250 litros de que fala o projeto poderia ser plantada uma
jabuticabeira? Ou um pé de romã?
2. Que arbusto ficaria melhor no gramado para não ficar um monótono verde?
3. Como a camada de terra é pouco superior a 20 cm, poderiam ser plantados daqueles
"bambuzinhos" junto a um muro de aproximadamente 2 metros de altura para ser
protegido do vento e dos olhares?
Um abraço
Benedito Carlos de Souza


Oi Benedito! Tanto a jabuticabeira como a romã podem ser plantadas. No caso da jabuticabeira, é recomendável optar por variedades precoces ou anãs.
Para "quebrar" o verde, você pode optar por arbustos como a acalifa (Acalypha), p camarão-vermelho (beloperene guttata), crótons (Codiaeum variegatum) e camarão-amarelo (Pachystachys lutea).
Os bambuzinhos podem ser plantados junto ao muro e darão um ótimo efeito!
Abraços e volte sempre!

 

Espécies de plantas para praia

Comprei duas casas em frente ao mar e gostaria de saber o que devo plantar e o que se dá bem neste tipo de solo. Estou fazendo uma pequena pousada e quero que fique bem protegida do vento, mesmo que tenha que fazer algumas reformas para proteger estas árvores, plantas e vegetação.Obrigada.

Dentre as espécies ornamentais que se dão bem clima de praia, destacam-se as ixoras, bromélias, agaves, crótons, dracenas e helicônias. Já as espécies de árvores indicadas são :Cassia Imperial (Cassia fistula), Mangueira (Mangifera indica), Chapéu-de-sol (Terminalis catappa), Quaresmeira (Tibouchina granulosa), Pitangueira (Eugenia uniflora) e Jasmim-manga (Plumeria sp.).

 

Hibiscos

O local onde quero plantar hibiscos fica a uma distancia de 1 m da borda da piscina. Quero saber se esta espécie possui raízes grandes e se pode causar danos à parede da piscina. Aproveitando a oportunidade, quero dizer que este site tem o que há de melhor na net. Neide Martins

Olá Neide! Ficamos gratos com o reconhecimento! Bem, nos parece que o espaço que restará entre os hibiscos e a piscina será bem pequeno, pois são arbustos volumosos. Além disso, em tão curta distância, corre-se sempre o risco de ter problemas com plantas vigorosas Talvez seja o caso de optar por plantas que apresentem um crescimento mais verticalizado, como os bambuzinhos e os ciprestes ou tuias. Os bambuzinhos possuem raízes superficiais e os ciprestes e tuias apresentam raízes pivotantes, que não apresentam riscos. Pense a respeito!

 

Jardim florido o ano inteiro

Para todos os amigos do Jardim de Flores que solicitaram informações sobre como ter um jardim florido o ano inteiro, aí vão:

É possível sim ter um jardim florido o ano inteiro, independente da estação do ano. Na hora de planejar o jardim, é só escolher espécies que florescem em épocas diferentes. Aqui vão algumas sugestões, lembrando que é sempre bom optar por espécies que se adaptem bem ao clima da região e às condições de luminosidade.

Na Primavera, florescem:
Jasmim (Jasminum officinalis) – sol pleno
Alpínia (Alpinia purpurata) – meia-sombra
Crino rosa (Crinum) – sol pleno
Boca-de-leão (Antirrhinum majus) – sol pleno
Afelandra (Aphelandra squarrosa) – sombra
Agapanto (Agapanthus africanus) – sol pleno
Hortênsia (Hydrangea macrophylla) – sol pleno e meia sombra

No verão, florescem: 
Lírio-do-brejo (Hedychium coronarium) – sol pleno
Girassol (Helianthus annus) – sol pleno
Ixora (Ixora coccínea) – sol pleno
Pentas (Pentas lanceolata) – sol pleno
Lobélia (Lobelia erinus) – meia-sombra
Alpínia (Alpinia zerumbet) – sol pleno

No outono, florescem:
Tabaco ornamental (Nicotiana sylvestris) – meia-sombra
Abélia (Abelia grandiflora) – sol pleno
Azaléia (Rhododendron indicum) – sol pleno
Camélia (Camellia japonica) – sol pleno
Campainha ou ipoméia (Ipomoea purpúrea) – sol pleno
Cosmos-amarelo (Bidens sulphurea) – sol pleno

No inverno, florescem:
Clerodendro (Clerodendrum splendens) – sol pleno
Viuvinha (Pétrea subserrata) – sol pleno e meia-sombra
Flor-de-são-joão (Pirostegia venusta) – sol pleno
Azulzinha (Evolvulus glomeratus) – sol pleno

 

Muros, pergolados e treliças

Para todos os amigos do Jardim de Flores que solicitaram informações sobre plantas indicadas para muros, pergolados e treliças, aí vão:

As espécies mais indicadas para decorar muros, ou seja, não para cobri-lo, mas para se estender por cima, são aquelas capazes de se alastrar por grandes dimensões e ainda dar belas flores. A sugestão é usar a alamanda (Allamanda cathartica), o jasmim-estrela (Jasminum gracilimum) e o clerodendro (Clerodendrum splendens).
Para os pergolados, as plantas mais indicadas são a primavera (Bougainvillea), congéia (Congea tomentosa), jade-vermelha (Mucuna bennettii), sapatinho-de-judia (Thumbergia mysorensis) e sete-léguas (Podranea ricasoliana).
Nas teliças, vão bem a flor-de-são-miguel (Petrea subserrata), tumbérgia-azul (Thunbergia grandiflora), hera-africana (Senecio mikanioides) e as rosas-trepadeiras.
Cultivar estas espécies não é difícil, mas pede alguns cuidados. Entre eles, adubações orgânicas periódicas, com húmus de minhoca, por exemplo; condução do crescimento da planta (usando fios de nylon, ráfia, etc.) para que ela não se torne um emaranhado de galhos e podas de limpeza para retirar os galhos mortos que ficam por baixo dos mais novos e aqueles que comprometem o formato harmônico da planta.

 

Sacada de apartamento

Gostaria de plantar algumas flores na sacada de meu apartamento. Retirei as pedras e sujeiras e estou molhando a terra. Quero saber como adubar essa terra,tipo de flores posso cultivar e como cultivar no Rio de Janeiro. Gosto de amor perfeito, hortênsia, rosas e bromélias. Gostaria de ter o jardim florido o ano todo.Gielli Vieira Cruz

Olá Gielli! Nem todas as plantas vão bem na sacada de um apartamento. Se bate muito vento, por exemplo, não dá para ter o amor-perfeito. Já a hortênsia precisa de sol e o mesmo acontece com as rosas. Já as bromélias são uma ótima opção. Existem diversas espécies e, certamente, você achará uma adequada para a sua sacada. Você pode cultivar roseiras trepadeiras e até mini rosas, desde que o local receba pelo menos 4 horas de sol direto. Cravinas, gazânias e gerânios pendentes também são boas opções. Quanto às dicas sobre adubação e cultivo em geral, há muita informação no Jardim de Flores - navegue pelo site e você vai descobrir um monte de dicas! Abraços e volte sempre!

 

O que plantar num canteiro próximo ao muro

Olá, depois de muito procurar na internet, cheguei ao lugar ideal: o site de vocês - excelente! Por gentileza, gostaria que me indicassem o que devo plantar próximo ao muro (24m de comprimento por 0,30cm de largura). O muro é revestido de cerâmica e a calçada de pedra. Não gostaria de plantar nem tuias nem cedrinhos. Haveria outra opção que não comprometesse os alicerces? Nessa área incide sol o dia todo, inclusive durante toda a tarde. Grata, desde já. Um abraço. Ilza de Melo Ribeiro

Olá Ilza! A equipe agradece as palavras de elogio! Você não definiu muito bem se deseja plantas muito altas ou não. Uma bonita sugestão para canteiro rente a muro é o fórmio (Phormium tenax). Resistente e de crescimento rápido, o fórmio é uma planta excelente para qualquer clima do Brasil, mas necessita muito de sol pleno. Há variedades com folhas na cor verde escuro, vermelho-acobreado (Phormium tenax ''Atropurpureum'') e também as variegadas com listras mais claras no centro ou nas bordas das folhas (Phormium tenax
''Variegata''). Incluindo o pendão floral, a planta pode atingir até 3 metros de altura. O plantio pode ser feito com o espaçamento de 30 cm entre as mudas.
O fórmio é uma planta herbácea rizomatosa da família das Liliáceas, originária da Nova Zelândia e se reproduz por divisão de touceiras. Gosta do solo mais para o seco do que para o úmido. Recomenda-se a adubação orgânica para o fórmio e, no caso de utilizar fertilizante químico, prefira NPK de fórmula 10-10-10. Abraços e volte sempre ao nosso Jardim!

 

Buxinho no gramado. Pode?

Gostaria de saber se há restrição ao plantio de buxus e arbustos floridos em terreno gramado e qual o procedimento correto para esse plantio. Maria Graciele Santos

Olá Maria Graciéle! Não há restrição para o plantio de buxus e outros arbustos em terreno gramado desde que, é claro, você delimite uma área ao redor do caule do arbusto, mantendo esta área livre da grama. Você pode usar um separador/delimitador de gramados (à venda em lojas de produtos para jardinagem) ou ir retirando periodicamente os estolhos de gramas daquela área. Isso é importante para que a grama não concorra em nutrientes com o arbusto plantado.
O buxus ou buxinho (Buxus sempervirens) gosta de solo arenoso, por isso, é indicado na hora do plantio, utilizar uma mistura de 1 parte de terra retirada da cova, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de areia. As regas devem ser regulares e moderadas.
Abraços e volte sempre!

 

Forrações para área sombreada

Gostaria de saber que tipo de plantas e forrações seriam adequadas para uma área em meu quintal que tem muita sombra.pois tem várias frutíferas e com isso há muita sombra, não deixando desenvolver as plantas. Nilza Cássia Ambrósio

Olá Nilza! Sugestões de plantas para sombra você pode encontrar na matéria especial A Luz e as Plantas, que está no Jardim de Flores. Entre pelo link Jardinagem. 
Quanto às forrações, aí vão algumas muito interessantes para o seu quintal sombreado:
Selaginela (Selaginella martensii) - é uma forração muito bonita, parecida com o musgo, propaga-se facilmente por divisão de touceiras e cresce no máximo até 30 cm.
Ajuga (Ajuga reptans) - a folhagem é delicada e brilhante e as florezinhas azuis nascem agrupadas em cachos.
Alumínio (Pillea cardierei) - as folhas são verdes com manchas prateadas entre as nervuras. Multiplica-se por estacas de caule.
Boa sorte e volte sempre!

 

 

O que plantar em floreira com sol o dia inteiro

Gostaria de saber qual o tipo adequado de flor para plantar em floreira que apanha sol o dia inteiro. Já plantamos diversas espécies e nada vai para frente. Atenciosamente. Andréa Bordignon da Silva.

Olá Andréa! Experimente os gerânios pendentes (Pelargonium peltatum), petunia (Petunia hibrida), kalanchoe (Kalanchoe blossfeldiana) ou verbenas (Verbena peruviana) . Lembrando que os gerânios e a petúnia necessitam de sol pleno, enquanto que o kalanchoe e a verbena suportam locais parcialmente sombreados nas horas mais quentes do dia.
Agradedemos a visita!

 

Bambu-mossô dentro de casa

Recebemos inúmeras consultas solicitando ajuda para vasos com bambu-mossô cultivados dentro de casa. Aí vai nossa dica para todos:

O bambu-mossô é uma espécie que não se dá muito bem dentro de casa. O ideal é que a planta possa receber uma boa dose de luz solar direta, a maior parte do dia. Se o seu bambu-mossô estiver perdendo as folhas, a recomendação é que seja levado para fora de casa e colocado num local onde possa receber bastante luz do sol. Em muitos casos, se esta medida não for tomada, a planta pode definhar e morrer.

 

Trepadeira para treliça

Em primeiro lugar adorei este site, pois foi o mais completo que pesquisei até agora. Vocês estão de parabéns! Possuo uma casa na beira da lagoa e gostaria de fazer um muro com treliça e trepadeiras para cercar o terreno e dividir com o do vizinho, porém no verão o sol é muito forte e no inverno tem dias que o vente é sudoeste e muito frio e forte. Gostaria de saber qual seria a mais apropriada para meu caso. Se possível enviar dicas de plantio, poda e conservação. Muito agradecida. Denise Moreira

Olá Denise! Agradecemos os elogios! Realmente tentamos fazer o melhor possível. 
Você pode plantar a bela tumbérgia-azul (Tuhnbergia grandiflora). Resistente, esta trepadeira ganha volume e cresce rapidamente. Para conseguir um bonito efeito na treliça, plante mudas já bem formadas e ofereça solo rico em matéria orgânica. Esta espécie suporta bem o sol pleno (que para ela é essencial) e o vento. As regas devem ser moderadas, mas regulares e as podas apenas para correção do formato e condução. Abraços e volte sempre ao nosso jardim!

 

Sugestões de plantas para proteger o muro contra pichações

Minha residência é cercada por muros e já cansei de pintar as pichações. Gostaria de saber que tipo de planta trepadeira posso usar para que este muro deixe de ficar vulnerável aos pichadores. OBS: meu muro tem uma superfície pouco rugosa e outra parte é grafiato. Walmir Dias Paião

Olá Walmir! Se você colocar um apoio para que a trepadeira possa crescer junto ao muro (uma treliça ou fios de nylon, por exemplo), há sugestões variadas:
Thumbergia azul (Thunbergia grandiflora) - o crescimento e enchimento é rápido.
Thumbergia amarela ou suzana-dos-olhos-negros (Thunbergia alata) – precisa de sol pleno e produz lindas flores amarelas com o miolo escuro
Trepadeira-elefante (Argyreia nervosa) - seu crescimento é rápido e vigoroso, mas necessita de uma treliça para que dê cobertura ao muro. Produz flores arroxeadas durante o período da primavera e verão. Também necessita de sol pleno.
Em todos os casos, é preciso manter as plantas sempre bem podadas para que o visual fique esteticamente perfeito. Boa sorte!

 

Planta para decorar um muro

Gostaria de fazer uma consulta. Na verdade, de trocar uma idéia .Tenho um belo jardim com grande variedade de plantas. Inicialmente, ao longo de um muro em terracota e com treliças verdes, foram plantadas 8 mudas de rosas trepadeiras que floriram muito pouco (3 anos) e eu não gostava delas por isso as tirei(uma única muda que sobrou e eu coloquei de escanteio num cantinho da casa está maravilhosa!!!). Tenho várias trepadeiras em outros locais: jade, primaveras, lágrima de cristo, amor-agarradinho, alamanda, dipladea. O que posso plantar ali, que não cubra o muro todo?Aceito com prazer um bom palpite .Não precisa ser obrigatoriamente trepadeira. É local bem ensolarado e existe ali uma fonte também, junto ao muro. Obrigada. Lilian Tereza Lavras Costallat

Olá Lilian! Olha, pessoalmente, eu adoro uma trepadeira muito bonita, que tem a capacidade de se tranformar ao longo do ano, de acordo com as estações. É a hera-japonesa ou falsa-vinha (Parthenocissus triuspidata). Durante o verão, quando ela está em pleno desenvolvimento, ela é capaz de cobrir todo o muro com sua folhagem verde e linda. No outono, as folhas vão ficando avermelhadas e ganhando um tom acastanhado, mesclado com o verde – em regiões de clima ameno e frio, as folhas ficam completamente vermelhas. No inverno, as folhas caem quase que totalmente e na primavera a planta começa a dar folhas novamente, brotando inteira, se preparando para o auge, no verão. Fica a sugestão! Abraços e volte sempre ao nosso jardim!

 


 

 

 


© Todos os direitos reservados.                                            Contato   Vídeos     Sobre Nós                                                         Visite a Loja do Jardim