Árvores

Fruta-do-conde

Primeiramente, PARABÉNS pelo site. O descobri hoje, por acaso, navegando pela internet em busca de novidades sobre plantas e jardinagem e estou encantado. MUITO BOM!
Tenho uma ateira (fruta-do-conde) em meu quintal, com +ou- 3 anos de plantada e aproximadamente 2,5m de altura. Desde o meio do ano passado começaram a aparecer flores, com maior intensidade agora, Jan 2005. Entretanto as flores não se
sustentam, caindo após alguns dias. O que fazer para que tenhamos frutos?
Antecipadamente grato,
Sergio


Olá Sérgio! A equipe agradece o incentivo e espera contar com as suas visitas. Muitas podem as razões da queda das flores da sua frutífera: podemos citar desde a ocorrência de ventos fortes e intensos até o ataque de pragas como percevejos, por exemplo, passando por deficiências nutricionais. No caso dos ventos, se for o caso aí na sua região, providencie uma barreira para proteger a árvore. Você pode fazer uma barreira natural, com o plantio de bambuzinhos ou instalar treliças com trepadeiras. Se o problema for ataque de pragas, tente aplicar inseticidas naturais como a Calda de Fumo (você encontra várias receitas naturais no site Jardim de Flores). Já no caso de deficiência nutricional, sugerimos a adubação orgânica por cobertura.
Apenas para que você amplie seu conhecimento a respeito desta frutífera, aí vão mais algumas informações:
Conhecida popularmente como pinha, fruta-do-conde, ata, araticum, anona e cabeça-de-negro, a Annona squarmosa é uma planta da família das Anonáceas, originária da América Central, Brasil e Índia. É uma árvore que pode atingir até 6 metros, necessita de sol pleno, clima quente (com pouca chuva e estação seca bem definida), regas escassas e solo arenoso. Propaga-se por sementes e começa a produzir cerca de uns 3 anos após o plantio.
A família das Anonáceas engloba uma grande variedade de frutíferas. De maneira geral, as plantas dessa família caracterizam-se por apresentarem folhas simples, dispostas alternadamente em um mesmo plano, ao longo dos ramos e pela semelhança entre seus frutos, que têm uma aparência rústica e apresentam a forma de "pinhas", podendo ser alongadas ou arredondadas e, às vezes, dependendo da espécie, têm a forma de coração. Também variam muito de tamanho e peso. Alguns exemplos:fruta-do-conde (Annona squarmosa), a graviola (Annona muricata), o araticum-do-cerrado ou marolo (Annona crassiflora). 

 

Mudas de jabuticabeira

Como fazer mudas de jabuticabeira? Nina

Olá Nina! A produção de mudas de jabuticabeira pode ser feita por sementes ou enxertia. O método por enxertia é o mais recomendado porque a produção ocorre mais rapidamente (aos 5 anos) enquanto que pelo método de semente é mais demorado (produz aos 8 e 10 anos). O processo é o seguinte: corte um galho da espessura de uns 5 ou 6 cm, com 80 cm de comprimento. Na parte inferior faça uma lasca em cruz, com 15 a 20 cm de profundidade; em seguida aponte esta parte. Essa parte afiada deve ser enfincada na terra, aprofundando-a por cerca de 40 cm. Na parte superior da estaca, amarre uma cartolina ou papelão com uma porção de matéria orgânica e faça uma proteção, formando como se fosse uma cabeça. As regas devem ser feitas duas vezes por semana, até brotar. Com dois anos, provavelmente ela florescerá. Apenas quando os brotos estiverem bem desenvolvidos e fortes, faça uma poda.

 

Goiabas com problemas

Comprei um terreno e lá tem uma goiabeira , ela dá frutos so que todas
as goiabas nascem estragadas. Queria saber qual a melhor maneira de tratar a arvore.
Cortar está fora de cogitação. Obrigada. Márcia dos Anjos


Olá Márcia! Muitas vezes, este tipo de problema não tem solução, pois ao se desconhecer a origem da árvores, desconhecemos também sua procedência e os possíveis problemas que ela pode ter trazido de sua origem. A melhor atitude é levar uma amostra da planta e do fruto para a análise de um técnico ou agrônomo (geralmente as lojas de produtos agropecuários possuem um de plantão). Observando o problema, é mais fácil identificar o possível causador.
Abraços e boa sorte com sua goiabeira!

 

Frutíferas com queda de frutos

Olá pessoal do Jardim de Flores, tenho uma pequena chácara com vários
"pé" de frutas só que até o momento não consigo comer nem caqui e acerola, pois as
àrvores florecem e quando os frutos atingem um determinado tamanho caem um a um, já
adubei, pulverizei, etc... mas nada. Os outros "pé" de frutas normais. O que posso
ainda fazer? Abraços. Wilson


Olá Wilson! Verifique se as árvores náo estão sendo atacadas por algum tipo de praga ou doença. veja se os frutos que caem apresentam marcas de manchas ou perfurações. Observe também as folhas e verifique se apresentam sinais de deformação ou alterações de cor. Tudo isso é importante para afastar a possibilidade de ataque de pragas ou doenças, oK?
Boa sorte e volte sempre!

 

Jasmim-manga e quinina

Tenho várias mudas da arvore jasmim-manga e pretendo plantar no meu sitio, mas me disseram que a planta contém uma substância chamada Quinina que é prejudicial a saúde se ingerida. Tenho diversos animais, vacas, cavalos e animais de pequeno porte, que por ventura podem comer as suas flores. Será que realmente pode causar problemas? Serei grato se puderem me ajudar! 

É verdade, o jasmim-manga é considerada uma planta tóxica em função desta substância, a quinina, prejudicial se for ingerida. Se não for possível evitar que os animais comam as partes da planta, o ideal é não plantá-la.

 

Pinheiro

Bem, tenho um pinheiro que está meio esquisito. Depois que ele foi atacado por formigas, o pinheiro nunca mais se desenvolveu. Já podamos, acabamos com as formigas, mas nada aconteceu. O pinheiro parece estar cada vez mais fraco. Parece que não vai durar muito. Ele está em Teresópolis e acho que não é uma influência do clima. Gostaria também de saber que tipo de cuidados devo ter com meu pinheiro e se há algum tipo de adubação para eles. Obrigado.

Popularmente, costuma-se chamar de “pinheiro” ou “pinheirinho” qualquer árvore da classe vegetal chamada Coníferas, que engloba seis famílias botânicas distintas, totalizando cerca de 500 espécies. Assim, não dá para saber exatamente a que espécie você está se referindo. De qualquer forma, parece que esta planta sofreu algum de estresse grave, que afetou seu desenvolvimento. Fique atento às regas, evitando que a planta sofra mais estresse com falta ou excesso de água. Em geral, os pinheiros devem ser fertilizados com produtos ricos em Nitrogênio. Mas vá com calma. Verifique as condições de cultivo (regas, luminosidade, ataque de pragas, etc.). Tente verificar o que pode estar causando estresse e elimine o problema. Adube com parcimônia, sem exagero, sempre respeitando as orientações da embalagem do produto. Desta forma, é bem provável que a planta retome seu desenvolvimento.

 

Amoreira

Aí vão as informações sobre amoreira, solicitadas por vários internautas!

A amoreira começa a produzir cerca de 1 ano e meio após o plantio. Os frutos aparecem a partir do mês de novembro e a colheitas se estende até dezembro. Após a época de frutificação, deve-se fazer o desbaste da planta, podando-se os galhos que produziram. 
Os tratos culturais são bastante simples. Se o pH do solo estiver em torno de 5,0 a 5,5, não é necessário o uso de calcário. Abaixo disso, recomenda-se aplicar o produto para corrigir sua acidez. Quanto à adubação, a aplicação de NPK 10-20-10 e composto orgânico, alternadamente, garante a nutrição da planta.
Para adquirir mudas de amoreira: www.meioambiente.viveiroflorestal.com.br

 

Árvores perto de casa

Gostaria de saber qual árvore é melhor para eu plantar perto da casa.
Eu quero uma que cresça rápido e fique alta para que faça sombra nos brinquedos da
casa de campo.Tem que ser uma que não cresça muito as raízes e que não procure água. Selma Zuntini


Selma, você não pode optar por uma árvore de grande porte, pois suas raízes são muito vigorosas. Perto de casa, o melhor é escolher uma árvore de menos porte. Aí vão duas boas sugestões: Acácia-mimosa (Acácia podalyrifolia): ela cresce até cerca de 3 metros e produz uma bela floração amarela. O resedá (Lagerstroemia indica) também é uma boa opção: seu crescimento é rápido, atinge cerca de 6 m de altura e produz abundante floração rosa ou lilás. O único inconveniente é que ela perde suas folhas quando o inverno é muito rigoroso. 
Abraços de toda a equipe!

 

Mudas de cedro-do-líbano

Gostaria de saber onde encontro mudas de cedro do líbano. Antecipadamente agradeço. Jose Henrique Castejón 

Olá José! Entre em contato com o Sítio Raio de Sol (www.raiodesol.com.br), com certeza você conseguirá mudas co cedro do Líbano. A empresa pode ser contatada também pelo telefone (19) 3446.3389 ou pelo e-mail atendimento@sitioraiodesol.com.br
Abraços!

 

Annona squarrosa ou pinha

Olá pessoal do Jardim de Flores, creio que estresse não é palavra cogitada entre vocês, pois trabalhando com um site dessa natureza jamais ficariam estressados. Bem amigos, gostaria de obter informações a respeito de como podar e adubar a Annona Squarrosa ( Pinha) - é que tenho algumas árvores no nosso sítio e as mesmas estão produzindo pouco e os frutos pequenos e deformados. Gostaria de saber: época de poda, como fazer a adubação correta
e se a poda tem que ser drástica. Grande abraço. José Pereira Neto


Olá José! Realmente, flores e plantas são ótimos antídotos contra o estresse! A Annona squarrosa, também conhecida como pinha, fruta-do-conde e araticum pode receber adubações orgânicas, de preferência com esterco de curral curtido. Quanto às podas, o melhor é não sejam drásticas. Faça podas de limpeza periódicas, eliminando galhos e ramos secos e mal-formados. Após a frutificação, a poda pode ser um pouco mais intensa, para facilitar o arejamento entre os galhos e estimular a próxima floração. Abraços e volte sempre!

 

 


 

 

 


© Todos os direitos reservados.                                            Contato   Vídeos     Sobre Nós                                                         Visite a Loja do Jardim